Rony Cácio-
Pernambucano, diretor, autor, empreendedor, agente sócio ambiental e ator formado pela Universidade Federal da Bahia em 1990. Atuou no grupo teatral Bando de Teatro Olodum em Salvador.
Em 96 muda-se para Sorocaba e ministra oficinas de arte educação para crianças, através da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Atuou em peças de autores como: Aristófanes, Brecht , Beckett , Kafka, Shakespeare, Apollinaire , Martins Penna, Maria Clara Machado, Vianinha e outros.
Em 1998 idealizou para apresentar nos bares e restaurantes da Vila Madalena em São Paulo o “Comida dos Astros” show teatral musical que tem, a música, a gastronomia e a paródia como ingredientes com um humor simples, refinado e irreverente. Com direção da atriz Graziella Moretto em 2008 o grupo completou dez anos e fez temporada pelo Brasil apresentando em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Aracajú, Salvador, Recife, Caruaru, Garanhuns, Feira de Santana, Maringá, Uberaba e Mariana. Em 2009 estréia o espetáculo infantil ‘Merenda dos Astros’, sucesso de público e crítica. Em 2010/2011 participou do Circuito Cultural Paulista e Virada Paulista da Secretaria de Estado da Cultura com os espetáculos, ‘Comida dos Astros- O Banquete’ e o infantil Merenda dos Astros. Fez curso com Julia Varley e Eugênio Barba do Odin Theatre, Luiz Carlos Vasconcelos, Parlapatões, Tusp, Sescs, Madalena Bernardes e interpretação para cinema com Fátima Toledo, além do Empretec- Empreendedorismo Técnico do SEBRAE/SP.
Participou do Filme Jenipapo de Monique Gardemberg , fez campanhas publicitárias e atuou como iluminador e sonoplasta de espetáculos teatrais , shows musicais e também como percussionista .
Foi premiado pelo canal multishow – ‘Multiriso’ Prêmio do Bom Humor Brasileiro em 1998 e no programa ‘ Altas Horas ‘ do Serginho Groisman na TV Globo em 2002. Em 2007 atua na minissérie Amazônia de Glória Perez e direção de Marcos Sheetchman. Fez participações no programa ‘ Casos e Acasos’ e ‘Força Tarefa’ na Tevê Globo.
Em 2010 através da Secretaria de Parceria e Participação da prefeitura da cidade de São Paulo ministrou oficina de empreendedorismo cultural para os Guaranis, na aldeia Tenondé Porã no bairro de Parelheiros.
Em 2011, recebeu pela Associação Brasileira de Honrarias ao Mérito, através da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, menção honrosa como personalidade do Ano na Gastronomia e hotelaria de São Paulo, e pelo grupo Teatral Paulistano ‘ Loucos do Tarô ’ a Homenagem Renato Russo de Ousadia e Arte.
Formou-se pela UMAPAZ- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz no curso Valores da Cultura Indígena em 2010 e agente sócio ambiental pelo curso ‘Carta da Terra em Ação’ em 2011, e através da faculdade de filosofia da Universidade de São Paulo o curso de etnologia indígena em 2011.
Ainda em 2011 foi palestrante do TEDxCampos
e PKN-Pecha Kucha Night no SENAC.
Idealizador da organização social, “Reviramundo” , focado em direitos humanos, cultura, sustentabilidade, educação e direitos indígenas.
- Há quanto tempo existe o Comida dos Astros?
14 anos
- Como surgiu a idéia?
Já diria minha avó “ A ocasião faz o homem” surgiu da necessidade de sobreviver de arte em São Paulo, aliada a gratidão por esta cidade me acolher, e a oportunidade de juntar três ingredientes: música humor e gastronomia é a cara de São Paulo.
- Já se apresentou em algum lugar estranho?
Certa vez a Votorantim contratou-nos para fazer apresentações para os funcionários, ao constatar o local, era no restaurante no meio de uma pedreira e que o acesso era por um túnel de 100km adentrando na terra. A sensação era estranha, um caminho escuro, o cenário parecia filme de ficção. Me senti o tatu do riso.
- Seus vídeos já foram vistos por mais de 3 milhões de pessoas, algumas delas se denominam "viciadas" no vídeo, 11 em cada 10 comentários são elogios, o que mudou pra vc depois disso?
Não mudou nada, todo mês vem às contas e a primeira semana do mês é a pagã (rsrsr, tem erro de português aí, viu ). Claro que tem o reconhecimento das pessoas que gostam do trabalho, mais continuo a mesma pessoa de vida simples, que sempre tive, e quis. Os comentários nem leio, mais nem sempre agradamos a gregos e baianos.
- Vc acha que a mídia dá espaço para o tipo de humor que vc faz ou se importam mais com sensacionalismo?
A mídia tem sua área de interesses, que vai sempre de encontro ao comercial. Hoje a mídia está muito aberta a humor, vide a quantidade de programas humorísticos. A gente tem espaço, alguns programas e canais já tiveram sua cota com nosso trabalho, mais estamos aí ocupando os espaços vazios. E tem viu !
Sensacionalismo é alicerce de muitos programas, e é assim que seu comercial sobrevive. E cada um quer sua sobrevivência, ser espalhafatoso choca , desperta interesse, e dar audiência.
- Vc está sempre em contato com a natureza, índios.. conte nos mais sobre isso..
Esta é minha parte bugre, sou do interior, e quem é do interior, rebusca o interior. A natureza emudece-me, deixa calminho, reflexivo, inteiro, em completude com o que creio. Tenho ancestralidade indígena e há dois anos frequento e faço trabalho social na aldeia Tenondé Porã, aqui em São Paulo. Está ao lado deles me leva ao humanismo mais puro.
- Quais são seus projetos atuais?
Ano passado fiz um curso sobre a história da gastronomia, e este assunto é muito rico, estou no processo de criação do texto para um monólogo sobre este tema. E como sou pernambucano rechearei com muita brasilidade, que está faltando um pouco no humor contemporâneo. Tupiniquimzarei o humor brasileiro com o movimento armorial do mestre genial Ariano Suassuna. Aguarde.
- O que dá mais prazer na profissão?
Ver pessoas felizes. Uma vez apresentamos em um presídio feminino e era visível, que abrimos uma janela de felicidade para às detentas.
- Uma mensagem para os leitores do nosso Blog...
Absorva conhecimento, é a única coisa que não te roubam.
Leia bons livros, faça cursos prazerosos e atraia nobres amigos.
BLOG http://www.comidadosastros.blogspot.jp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário